segunda-feira, 4 de abril de 2011

Criei esse blog por uma questão de honra...


Criei esse blog por uma questão de honra. Me chamo Ernesto da cunha, sou ex militar e participei da organização de uma armada para por fim ao mando dos oligárquicas, que detinham o poder político na época da republica velha. Mas como minha esposa estava grávida, fiquei com medo de participar da “Revolta dos 18 do forte de Copacabana” e embora concorde completamente com esses ideais, na época tive que escolher entre minha família ou minha pátria.

Lembro que no ano de 1922, comemorávamos o centenário de nossa independência e pouco tínhamos feito nesses cem anos, principalmente nos últimos 33 quando destituímos Dom Pedro II e proclamamos a República.

A República tinha chegado pelas mãos do militares e esse poder tinha caído nas mãos dos pecuaristas e cafeicultores de Minas Gerais e São Paulo, formando o café com leite, uma política que nós, militares tínhamos o objetivo de findar para que não houvesse a sucessão de Epitácio Pessoa, que já havia sido eleito. Porem, as eleições não eram nem um pouco democráticas. POBRES NÃO VOTAVAM. MILITARES NÃO VOTAVAM. MULHERES NÃO VOTAVAM. ANALFABETOS NÃO VOTAVAM. Mesmo quem votava que era apenas 2% da população, não podiam votar em quem queriam. Os votos eram trocados por favores. As fraudes eram constantes...como diz aquele ditado “se as urnas mentem, que em seu lugar falem as armas”.


fontes do texto : http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Velha

http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_dos_18_do_Forte_de_Copacabana

imagem :http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://interata.squarespace.com/storage/Forte%2520de%2520Copacabana%252010.jpg&imgrefurl=http://interata.squarespace.com/jornal-de-viagem/2007/5/11/rio-de-janeiro-forte-de-copacab

4 comentários:

  1. Grupo, considere que, entre os militares, APENAS os militares de BAIXA patente não votavam. Revisem a gramática, acentuação, etc. Vocês já podem seguir os outros blogs que tem o mesmo tema que o de vocês. Bom trabalho!
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Qual era o problema de Epitácio Pessoa assumir?
    Bia

    ResponderExcluir
  3. A candidatura de Epitácio Pessoa foi apoiada por Minas Gerais, assim representando a escolha das oligarquias paulista e mineira.

    ResponderExcluir
  4. Tenentes unidos contra as oligarquias,basta de tanta fraude no governo,queremos a moralização politica.Estamos com vocês.

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Bruna Barrozo, Cláudia Álves, Juliana Costa, Laís Álves, Laís Barrozo, Raíssa Passaroto e Raíza Xavier - 3° ano'A' SUL