sábado, 9 de abril de 2011

' A PROCISSÃO VAI SAIR '


Com toda a desmoralização dos costumes políticos, resolvemos inventar uma senha: “A PROCISSÃO VAI SAIR”, que mostrava claramente que as coisas iriam mudar.

Combinamos que na madruga de 05.07.1922, o Forte de Copacabana dispararia à uma hora da madrugada um tiro de canhão, que representaria o inicio do golpe para a deposição de Epitácio pessoa e impedir que Artur Bernardes tomasse posse.

Esses tiros se seguiriam de outros. O Forte do Leme dispararia, seguido do Forte de Niterói e assim todas as unidades do exército adeririam à revolução.

Nesse dia, havia mais de 300 homens no Forte de Copacabana, porem quando foi disparado o primeiro tiro de canhão, não houve nenhuma correspondência dos outros Fortes.

Quando vimos que o plano tinha sido abortado, atiramos contra o Quartel General do Exército, da Marinha, o Depósito Naval e o Forte do Leme. Recebemos bombardeios da artilharia da Fortaleza de Santa Cruz. Passamos um dia e uma noite muito tensa. Na madrugada do dia 06, o nosso capitão Euclides Hermes, permitiu a saída de todos aqueles que não quisessem continuar no combate.

Como tínhamos telégrafos nos Fortes, recebi uma mensagem que minha mulher tinha dado a luz nessa madrugada. Fiquei pensando, será que devo lutar para que meu filho tenha um futuro melhor? Tinha certeza que nossos ideais eram corretos e que iríamos conseguir!!

Até esse momento, eu estava junto aos meus colegas, sabia que era certo o que estávamos fazendo. Mas quando vi que não seria tão fácil como imaginávamos decidi ir para casa, com o coração na mão em deixar os meus bravos colegas.

Amanhã explico melhor porque o nosso plano não deu certo...

ps: Essa é uma foto de uma estátua em bronze, que existe na Avenida Atlântica , que representa um dos meus colegas que morreu no combate.. um grande homem..

fonte texto : http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolta-dos-18-do-forte/revolta-dos-18-do-forte-3.php

fonte imagem : http://interata.squarespace.com/jornal-de-viagem/2007/5/11/rio-de-janeiro-forte-de-copacabana.html

3 comentários:

  1. Professores, já tentei colocar o texto todo na cor branca, mas não estou conseguindo. Peço que considere. o grupo agradece.

    ResponderExcluir
  2. Fiz uma homenagem ao Movimento Tenentista. Está no Blog htt://www.ama2345decopacabana.wordpress.com
    Quando jovem, eu tinha uma amiga que era filha de um General de Pijama. E eu sempre me interessei pela história não só do bairro de Copacabana, mas com a questão política que envolveu o Movimento. Ele não me contava direito o que aconteceu na época em que mais de 300 soldados ficaram aquartelados no Forte de Copacabana. E até hoje, mesmo com o falecimento dele, nunca soube de que lado ele estava. Mas por ele empurrar o papo com a barriga, imagino que lado dele era do governo.
    Saudações comunitárias.

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Bruna Barrozo, Cláudia Álves, Juliana Costa, Laís Álves, Laís Barrozo, Raíssa Passaroto e Raíza Xavier - 3° ano'A' SUL