quarta-feira, 13 de abril de 2011

REVOLUÇÃO DE 1924






Com o nosso fracasso na revolta do Forte de Copacabana, Artur Bernardes tomou posse da presidência e teve que enfrentar, em 1924, uma nova revolta tenentista ocorrida em São Paulo.

Essa revolução expressa mais ainda nossa insatisfação com os governos e a República Velha.

O absurdo ainda acontecia. O sistema de votação era baseado em violência e fraudes que só beneficiava os coronéis. O sistema educacional público do país continuava com a mesma precariedade e nada de mudanças do voto aberto para secreto.

Então, em 05 de julho de 1924, novamente os tenentes, agora com 1000 homens, foram de encontro ao Governo da República.

Escolhemos a cidade de São Paulo pelo fato da capital paulista contar com poucas tropas do exército, tornando nossas chances de vitória maiores.

A tropa comandada pelo Isidoro Dias Lopes bombardeou o Palácio dos Campos Elíseos, forçando o Presidente de Estado, Carlos de Campus, a fugir para o interior.

Os revoltosos ocuparam a cidade por 23 dias e fizeram o maior conflito bélico de São Paulo. Conseguiram fazer com que surgissem motins em outros Estados como Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará, Amazonas e Sergipe.

O exército legalista bombardeou os quartéis e os tenentes retiraram-se para Foz do Iguaçu, no Paraná, onde se reuniram os oficiais gaúchos, formando a coluna Prestes. Os participantes da coluna percorreram milhares de quilômetros pelo interior do Brasil, objetivando conscientizar a população contra as injustiças sociais promovidas pelo governo republicano..


fontes: WWW.werbartigos.com/articles/6664/1/O-Tenentismo/pagina1.html#ixzz1lxFORLOM

http://cabelovivaolinux.wordpress.com/2009/07/10/cartas-da-revolucao-de-1924-disponivel-na-web/

http://www.editora-opcao.com.br/ada12.htm

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://julioprestes.files.wordpress.com/2010/05/itarevolucionarios.jpg&imgrefurl=http://julioprestes.wordpress.com/revolucao-de-1924-e-o-tenente-cabanas-foi-contra-isso-que-julio-prestes-lutou/&usg=__U4Svk6iAa8wpQjxm-BIcd1yvm8U=&h=289&w=455&sz=44&hl=pt-BR&start=0&sig2=NBKhAy3j2dqpt076_JC2ow&zoom=1&tbnid=hMcWKjnlHre0vM:&tbnh=132&tbnw=208&ei=y0emTZLRM-i20QGGnqzmCA&prev=/images%3Fq%3Drevolu%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bde%2B1924%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1632%26bih%3D807%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=898&vpy=94&dur=2161&hovh=178&hovw=282&tx=138&ty=114&oei=y0emTZLRM-i20QGGnqzmCA&page=1&ndsp=28&ved=1t:429,r:4,s:0

9 comentários:

  1. Alunos, se o Exército de São Paulo tinha poucos homens,como foi que a situação se reverteu obrigando os "revoltosos" a sair de SP?
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "A tropa comandada pelo Isidoro Dias Lopes bombardeou o Palácio dos Campos Elíseos"
    "fizeram o maior conflito bélico de São Paulo"
    Vocês não percebem a violência causada?
    "Conseguiram fazer com que surgissem motins em outros Estados como Rio Grande do Sul, Pernambuco, Pará, Amazonas e Sergipe."
    Influenciam outros lugares aos mesmos atos brutos e que desorganizam o progresso do país. Vocês tenentes se querem conquistar alguma coisa devem agir de forma honrosa.
    é um tipo de revolta sem motivo, como provam as "injustiças" do governo republicano? o País deve ser mantido com quem sabe o que faz.

    ResponderExcluir
  4. Os senhores fazem acusações infundadas sobre nós, que sempre fazemos tudo apenas em prol da nossa amada pátria. Não adianta se rebelarem, pois serão punidos, é isso que acontece com quem não segue normas. Não percebem que essa violência só gera mais violência e que inocentes serão punidos pelo egoísmo de vocês? O governo do país é o melhor dos governos possíveis e os senhores não podem muda-lo.

    ResponderExcluir
  5. Ultraje! o senhor que se diz defensor da pátria não vale o pão que come! deveria pensar mais nas decisões que toma e como elas irão repercutir em seu tão amado povo! O seu governo de elite pode não acabar agora mas não durará para sempre!

    ResponderExcluir
  6. De que adianta os senhores reclamarem sobre os politicos e sobre nossos sistemas se não há uma participação dos senhores a favor do nosso pais? Voces são uns vagabundos baderneiros que so estavam esperando uma oportunidade de ficar sem trabalhar e estão prejudicando nosso pais ainda mais nesses tempos difíceis. Estamos todos decepcionados com esse movimento dos senhores que se dizem "revolucionarios" e "brigam" pela população. Mas na verdade sabemos o que querem, voces querem é prejudicar cada vez mais nosso pais amado por um motivo que apenas em suas cabeças ocas está errado, pois, na pratica funciona perfeitamente. Se vocês tomarem um pouco de juízo perceberão que estamos certos e sempre queremos o bem de toda a população pois, sem uma população nao há um pais. Pedimos que parem com essa brincadeira sem futuro e voltem a trabalhar pois coisas mais serias estão acontecendo ou irão acontecer em breve se não retornarem a seus antigos cargos. Caso isso nao aconteça seremos obrigados a persegui-los.

    ResponderExcluir
  7. Com a revolução de 24 conseguimos ver que a causa tenentista não estava perdida e esquecida. Foi uma forma de mostra que sim, os tenentes poderiam auxiliar a defender nossa pátria, dar melhores condições de vida a nossa população. O tenentismo ainda vive e essa revolução foi mais uma prova disso. É um sinal de que nada que se passou no Forte de Copacabana foi em vão.

    ResponderExcluir
  8. A foto dos carros de combate não é da revolução DE 1924.
    Essa foto é dos anos 40, inclusive é da revista Life

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Bruna Barrozo, Cláudia Álves, Juliana Costa, Laís Álves, Laís Barrozo, Raíssa Passaroto e Raíza Xavier - 3° ano'A' SUL